2019-02-06 - Visita de delegação croata a Alvito

  

Ao abrigo de um programa europeu, Alvito recebeu uma delegação Croata, composta por professores, empresários e autarcas. Permaneceram em Alvito nos dias 05 e 06 de fevereiro. Ficaram alojados na Pousada do Castelo de Alvito onde, além de pernoitarem, também saborearam alguns produtos típicos da nossa gastronomia.

  

A Escola Profissional de Alvito teve um papel ativo no acolhimento destes parceiros europeus, uma vez que realizou um conjunto de iniciativas para demonstrar as nossas competências formativas. Assim, tiveram oportunidade de almoçar no nosso restaurante pedagógico, degustar iguarias tipicamente alentejanas preparadas através de showcooking e trocar impressões com alunos e professores. Ainda usufruíram de uma visita pelos vários pontos do concelho, guiados por dois técnicos do posto de turismo que, curiosamente, foram alunos da nossa escola. Trocaram, ainda, experiências com os autarcas da nossa vila, nos Paços do concelho. Por último e antecedendo o jantar na Pousada do Castelo de Alvito, foram presenteados com uma atuação do grupo coral “Rama Verde”.

Foi uma experiência bastante gratificante para todos e tudo faremos para promover novas experiências com o mesmo cariz.

  



2019-01-07 - Comemoração do dia de Reis

Assinalámos uma vez mais, a comemoração do dia de Reis.

Foi na segunda-feira, 7 de janeiro que fizemos jus à festividade ainda a cheirar a Natal. Celebrámos com “coroas de reis”, uma especialidade da formadora de Pastelaria, Ana Bagão.

O evento foi levado a cabo pelas disciplinas de Serviços de Cafetaria, Balcão e Mesa e Área de Integração e contou-se com a participação da turma CEF de 2º ano.



2018-12-07 - Mercadinho de Natal

 

Os professores e os alunos do Curso Técnico Comercial de 1º ano lançaram o desafio: Feira de Natal 2018!

Desde logo, a adesão foi extraordinária. Num animado frenesim, cada turma decidiu acerca dos produtos a apresentar. Depois, foi dar asas à imaginação para a escolha do nome e da decoração da sua banca!

Cada turma teve uma banca a seu cargo e o leque de produtos expostos não poderia ter sido mais variado: produtos alimentares (bolos e bolachas, quiches e empadas, crepes e doces, castanhas assadas e sumos, azeites e produtos hortícolas) artesanato para todos os gostos, bijuteria, livros, calendários de 2019 com receitas, tudo a preços convidativos! A EPAstore, que faz a promoção da nossa escola através da venda de diversos produtos, tais como t-shirts, sweatshirts, canetas e guarda-chuvas, também fez sucesso.

Os momentos de animação musical foram proporcionados pelo Grupo Coral do Centro Social e Paroquial de V. N. Baronia, pelo Grupo Coral e Instrumental da Santa Casa da Misericórdia de Alvito e pela Tuna da Universidade Sénior de Alvito, que nos honraram com a sua presença e a quem agradecemos a simpática e alegre colaboração!  Também o Grupo Coral EPA em Cante encantou todos.

Tudo isto aconteceu a 7 de dezembro, na Escola da Praça. Até ao próximo Natal!

 



2018-12-13 - Torneio de futsal

Decorrido no dia 13 de dezembro, o torneio de futsal interturmas é claramente um dos eventos da nossa escola, com maior adesão. Prova disso, foi um pavilhão cheio de claques e muito fairplay entre os inúmeros intervenientes. Contou-se com a participação de oito equipas, entre elas uma do Agrupamento de Escolas de Alvito. 

A final do torneio foi disputada já na parte da tarde, da qual se sagrou campeã a equipa “Cabo Verde”.

Parabéns a todos os participantes!



2018-11-23 - Chegar, ver e praticar!

 

Observar e praticar em contexto real foi o mote para a visita de estudo que os alunos das três turmas do curso Técnico Comercial realizaram na passada sexta –feira, 23, dia “Black Friday”.

Évora, com o seu comércio tradicional e as suas montras, o seu centro comercial e os seus turistas, foi a cidade escolhida para um dia diferente de aprendizagem e prática, no âmbito de quatro disciplinas da componente tecnológica!

Deste modo, acompanhados pelos professores, os alunos foram observar montras, decoração de lojas e exposição de produtos, sistemas de pagamento automático, sistemas de segurança e estratégias de marketing. Ouviram também testemunhos de vários lojistas, que lhes deixaram conselhos para um futuro de sucesso nesta área profissional.

Mais ainda, entrevistaram turistas estrangeiros (em Inglês, claro está!) ouvindo a sua opinião em relação ao atendimento ao cliente não só nesta cidade como em Portugal de modo geral. E constataram que, afinal, não custa assim tanto fazê-lo!  

Feito o balanço positivo, trabalhamos agora todos para uma próxima visita de estudo, noutra cidade turística do nosso país!